Com a grande quantidade de informação e publicidade visível nas ruas e até na internet, pode ser um desafio criar banners que chamem a atenção do público-alvo e gerem impacto. Para ajudar nessa tarefa, reunimos 5 dicas importantes para criar banners, outdoors, placas (ou aquilo que precisar) com mais impacto para a sua campanha de publicidade, sejam eles impressos ou digitais.
1. Tenha uma mensagem clara e concisa
O objetivo de um banner é chamar a atenção do público-alvo e informa-lo ou direcioná-lo para a ação desejada. Para isso, é importante que a mensagem seja clara e direta ao ponto, com as informações bem dispostas e em ordem de leitura. Evite textos muito longos e confusos, optando por frases curtas e objetivas, economize espaço e textos fazendo uso de imagens ou ícones como por exemplo: ao invés de escrever “WhatsApp” ou “Facebook” use o ícone da rede social que pretende.
2. Escolha cores contrastantes
A escolha das cores é fundamental para a criação de um banner de impacto. Utilize cores contrastantes que destaquem o seu texto, mas que também sejam harmônicas entre si. É importante ter em mente a psicologia das cores, utilizando-as de acordo com o objetivo da campanha e do público-alvo, assim como os serviços ou produtos que você oferece. Por exemplo: uma pizzaria utiliza muito das cores quentes do vermelho e suas variações, pois remete a ingredientes da própria pizza, fome, calor pois é uma comida que se come quente, etc.
3. Considere a localização do banner
A localização do banner é crucial para sua efetividade. É preciso levar em consideração o posicionamento do banner em uma parede, montra, vidro ou até em uma página web. O banner deve estar em um local de destaque e de fácil visualização, evitando áreas muito poluídas ou de pouca atenção do cliente/usuário. Tendo em mente a posição do seu banner, pode colocar de forma planejada mensagens no banner como uma seta a apontar para sua loja e a dizer “venha conhecer nossa loja”.
4. Adicione um call-to-action
Call-to-action significa “chamada para a ação”, é um termo usado no marketing que se refere a um botão, texto ou aviso que chama o usuário para realizar algo após visualizar o banner. Ele deve ser claro e objetivo, convidando o usuário com uma frase simples e direta assim como “Venha nos Conhecer”. Exemplos de call-to-action são “Compre agora”, “Cadastre-se”, “Assine nossa newsletter”, entre outros. Geralmente um call to action ou CTA se parece ou realmente é um botão, com um fundo de cor diferente que tenha contraste com o texto.
5. Considere o público-alvo
Por fim, é importante levar em consideração o público-alvo que será impactado pelo banner. O banner deve ser criado de acordo com as características e interesses desse público, utilizando imagens, textos e cores que sejam atraentes e relevantes para eles. Se ainda não tem em mente quem é o público alvo do seu negócio, vale a pena dar uma planejada e definir bem quem é o público alvo da sua campanha ou negócio em geral, isso vai permitir que você tome ações planejadas e mais impactantes, desde sua publicidade gráfica (impressa ou digital) como também no seu modelo de negócio e na forma como vende.
Criar banners de impacto para campanhas de publicidade pode parecer desafiador, mas seguindo essas 5 dicas, é possível aumentar a efetividade dos seus anúncios. Tenha uma mensagem clara e concisa, escolha cores contrastantes, considere a localização do banner, adicione um call-to-action e leve em consideração o público-alvo. Com essas dicas, você estará no caminho certo para criar banners de impacto e aumentar a conversão de suas campanhas de publicidade.